Casa das Caldeiras

Remodelação e ampliação da Casa das Caldeiras

Arquitectura: João Mendes Ribeiro e Cristina Guedes

Localização: Coimbra, Portugal

Fotógrafo: Fernando Guerra

Luminárias: Aleixo, U


O projecto da Casa das Caldeiras, que inclui a remodelação do edifício da antiga Central Térmica do Hospital da Universidade de Coimbra e a construção de um novo edifício, foi desenvolvido no final dos anos noventa, para acolher o Centro de Estudos de Fotografia da Universidade de Coimbra.

Decorridos cerca de dez anos, a obra foi concluída e o edifício entregue à Faculdade de Letras, para funcionamento dos cursos pós-graduados de Estudos Artísticos.

A remodelação do edifício das Caldeiras caracteriza-se por uma intervenção mínima, que consistiu apenas, no restauro do edifício, na preservação da maquinaria estrutural das caldeiras e na criação de condições de climatização e iluminação adequadas ao novo programa: cafetaria e livraria de arte.

O novo edifício foi concebido segundo uma linguagem deliberadamente neutra de modo a destacar o volume principal do edifício das Caldeiras.

Totalmente construído em betão aparente, desenvolve-se na vertical em três espaços de secção quadrada, de altura e combinações variáveis.